Porque investir na saúde mental de atletas?

Em geral, com as novas demandas do mercado, a chamada nova revolução industrial, Esporte 4.0 e até as mudanças que envolvem as diferentes gerações, a necessidade por profissionais com cada vez mais inteligência emocional, criatividade, flexibilidade entre outras características, aumentaram muito. No caso do esporte, as exigências sobre os processos de seleção de talentos, desenvolvimento e formação para outros mercados do exterior, demandam um processo que é do interesse direto de clubes, empresários, coaches e psicólogos esportivos, clubes formadores (escolinhas) e, até mesmo, patrocinadores.



São fundamentais as avaliações que auxiliam a compor o espectro completo do atleta, agregando aos comportamentos, motivadores e valores, competências pessoais (axiologia) e inteligência emocional-social, tornado assim as análises mais eficientes e assertivas. E são tanto melhores e mais adequadas as avaliações que apresentam alto grau de confiabilidade e validade estatísticas, aplicadas em ambientes esportivos na criação de programas de treino e formação avançada, orientação para o desenvolvimento técnico e emocional dos atletas, construção de laços entre atletas e treinadores, melhoria da comunicação da equipe e aumento no desempenho geral.


É importante termos presente que, em muitos clubes e instituições esportivas, já existe a figura do coach ou psicólogo esportivo. E para que não se gere confusão com terminologias, no esporte confunde-se a expressão “coach” como o técnico (treinador). Há muitos treinadores que têm elevadas competências técnicas, tácitas, físicas, porém carecem de um entendimento profundo acerca das forças mentais e motivacionais dos atletas. A vantagem é que, para além desse perfil de treinador, está disponível à equipe técnica de análise de desempenho a possibilidade de assumir um papel fundamental, contribuindo para que o sucesso do atleta esteja alinhado com um rendimento global (mental incluído).



Hoje, muitos coaches e psicólogos do esporte adotam avaliações que têm uma abordagem padrão, composta de questionários que foram adaptados e fornecendo relatórios com textos genéricos (avaliações que poderiam ter sido aplicadas para funções empresariais, por exemplo). O resultado é que os atletas não se conectam à avaliação por causa de linguística verbal imprópria ou desatualizada; não há validade de face nos questionários e os resultados geralmente são imprecisos. Nas avaliações que temos em MENTALFUT, adota-se uma abordagem direcionada (tanto na linguagem como na abordagem) para garantir altíssima validade facial, correspondência linguístico-cognitiva verbal e confiabilidade muito alta nos resultados (veja nossa validação estatística https://www.mentalfut.com.br/validacao-estatistica).


Na nossa plataforma, além de encontrar as avaliações adequadas para criação de um plano de desenvolvimento mental-emocional de atletas, há os cursos de formação de analistas dessas avaliações, com especial construção de conteúdo para coaches e psicólogos do esporte. E todas as avaliações, caso seja do interesse de quem contrata o programa MENTALFUT, poderá ficar em plataforma People Analytics (permite desenvolver estudos da evolução de um atleta, ao longo do tempo, bem como comparar resultados entre um conjunto de atletas).


Finalizando, para entender melhor das motivações para que saúde mental e saúde emocional do atleta recebam atenção de clubes, empresários e patrocinadores, veja esta matéria produzida por afiliada da TV Record, em Santa Catarina. Há cerca de três anos, o programa Ver Mais Blumenau entrevistou atletas e treinadores sobre o tema, podendo então documentar a relevância do trabalho dos coaches e psicólogos do esporte.


Assista em https://youtu.be/kVTKI9uGsIs


Sobre o autor: Mario Divo tem mais de 45 anos de experiência profissional, sendo PhD pela Fundação Getulio Vargas, Master Coach e Mentor, Adviser, Professor e Palestrante, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem ampla experiência na área pública e privada, no Brasil e no exterior, hoje, além de atuar com sua empresa MDM Assessoria em Negócios, é o Coordenador Executivo do MENTALFUT®.

0 visualização
  • Facebook MENTALFUT
  • MENTALFUT Instagram

+55.21.99164-3674

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

Parceria Ledera Assessments

© 2019 por MENTALFUT ®

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53