O desenvolvimento mental e a busca da excelência competitiva

Do sítio da EEFE-USP (Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - http://portaleefe.webhostusp.sti.usp.br/), na área reservada ao Observatório de Psicologia do Esporte, tiramos uma informação muito relevante. O esporte contemporâneo tem agregado em torno de si um número cada vez maior de áreas de pesquisa, constituindo as chamadas Ciências do Esporte, demonstrando tendência e necessidades de interdisciplinaridade.


A Psicologia do Esporte, enquanto uma das subáreas, iniciou pesquisas há aproximadamente um século, estudando inicialmente aspectos próximos à fisiologia (chamados condicionantes reflexos). Ao longo dos anos, outros temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos de atletas e vários outros aspectos foram sendo incorporados à lista de preocupações e necessidades de pesquisadores e profissionais.


A produção acadêmica dessa área é uma associação de conhecimentos da psicologia clínica e social, sob a influência das variadas correntes teóricas e paradigmas da Psicologia, aplicada à observação, análise e intervenção dos comportamentos e atitudes dos seres humanos no contexto da prática do esporte e da atividade física. O Observatório de Psicologia do Esporte é liderado pela Profª Drª Katia Rubio, uma das mais respeitadas e conhecidas pesquisadoras no assunto.


Considerando que o desenvolvimento mental e emocional de atletas é ponto focal da plataforma MENTALFUT®, nós nos mantemos identificando e acompanhando o que de mais atual existe em pesquisas científicas. Vale então celebrar o investimento que a EEFE-USP realiza para se aprofundar em novos marcos teórico-práticos quanto a fatores neuropsicológicos, biofisiológicos psicológicos, psicossociais, psicopedagógicos, sociopsicológicos e pedagógicos do Esporte. São três Departamentos que agregam 19 Grupos de Estudo e 15 laboratórios, um deles o NeuroSports Lab, cuja missão é contribuir com o avanço do conhecimento em ciências do esporte e em formação acadêmica e científica.

Pogba com a taça da Copa do Mundo de 2018

Em 2018, pouco antes da Copa do Mundo da Rússia, a Profª Rubio gravou um depoimento contando como a Copa do Mundo de Futebol nasceu de uma dissidência no Comitê Olímpico Internacional e, indo além, explicou sobre a carga emocional que um jogador de futebol sente (ou deveria sentir?) ao vestir a camisa “canarinho”. Vale a pena ver o vídeo aqui: https://youtu.be/ehf2C9btcqg


#mentalfut #psicologia #coach #psicologianofutebol #coachingesportivo #esporte #seleção #CopadoMundo #futebol

9 visualizações
  • Facebook MENTALFUT
  • MENTALFUT Instagram

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

+55.21.99164-3674

Parceria Ledera Assessments

© 2019 por MENTALFUT ®

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53