Comportamentos e Competências: qual a diferença?

A metodologia científica de comportamentos teve importante ganho de conhecimento com o trabalho de Carl Jung que, em 1921, dividiu os comportamentos humanos em dois grandes grupos, “Introvertidos” e “Extrovertidos”. Logo depois, em 1928, o psicólogo americano William Marston lançou a metodologia de análise de comportamentos mais utilizada até hoje, chamada de DISC (acrônimo, em português, para Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade).



Pela metodologia DISC, e usando da liberdade de aplicar abordagem bem simples, os comportamentos passaram a ser divididos pela combinação das possibilidades “Introvertidos” e “Extrovertidos”, com duas outras possibilidades, que são o “foco em Tarefas” ou o “foco em Pessoas”. Resumidamente, a avaliação DISC aponta para “O COMO” nos comportamos e como nos comunicamos. Ao longo dos anos, a metodologia cresceu em confiabilidade e validade, havendo diferentes avaliações DISC no mercado. Porém, toda a atenção é necessária na escolha, pois facilmente são encontradas avaliações com diferentes faixas de preços, com diferentes níveis de qualidade e confiabilidade (lembrando que, muitas vezes, o barato sai caro, como afirma o ditado popular).


A metodologia científica de competências pessoais busca mostrar as qualidades e habilidades que alguém tem para alcançar determinado desempenho. A avaliação que temos na plataforma MENTALFUT está alinhada aos trabalhos do psicólogo Dr. Robert Hartman. O avanço de seus estudos, desde meados do século XX, levou ao que se conhece como Axiologia, que vem de Axio (valor) e Logia (estudo), ou seja, Estudo do Valor ou Estudo do Mérito. Portanto, quando se trata de competências pessoais estamos avaliando “O quanto” entendemos e valorizamos nossas habilidades e talentos.

Vale acrescentar que as metodologias científicas que estudam os comportamentos e as competências pessoais (nascidas da axiologia), apesar de bastante relacionadas, são distintas. Para haver resultados sustentáveis, é preciso trabalhar na mudança de mentalidade através da avaliação de características profundas afins a motivadores e, principalmente, à inteligência emocional. Aqui na nossa plataforma MENTALFUT, temos uma versão de axiologia (avaliação de competências) especifica e exclusiva voltada ao esporte em geral e, especialmente, para o futebol.



Combinada com a avaliação de comportamentos e de motivação, MENTALFUT® oferece poderoso conjunto de informações a serviço da comissão técnica de qualquer tipo de esporte, contribuindo para que o atleta evolua e aumente seu desempenho, de forma holística, rápida e objetiva. Para o ambiente do futebol, temos a avaliação MENTALFUT e, para outras modalidades, temos o MENTALSPORT. Em ambos os casos, haverá informações necessárias para o atleta prosseguir com seu desenvolvimento técnico-profissional, conjugando equilíbrio, foco, eficiência, resiliência, capacidade de relacionamento e, em geral, estar mais preparado para sua vida em sociedade.

Especialmente, para o mundo do futebol, oferecemos, principalmente, estas informações: (a) Competências para o mundo futebolístico (36 quesitos, tais como disciplina, tenacidade mental, perseverança, foco, trabalho em equipe, visão de jogo, comunicação, compreensão técnica e tática, autocontrole, autoconfiança, respeito a regras, resiliência, aplicação pessoal, concentração, nível de impacto dos fatos, reação a imprevistos, entre outros), (b) a avaliação Comportamental e, ainda, (c) a avaliação Motivacional.


Vale lembrar que, na busca de construir um atleta-cidadão em todas as dimensões, é preciso oferecer ensinamentos de valores e ética esportiva, de forma que não tenham destemperos em campo, e nem desrespeitem colegas, adversários, juízes e técnicos.


Sobre o autor: Mario Divo tem mais de 45 anos de experiência profissional, sendo PhD pela Fundação Getulio Vargas, Master Coach e Mentor, Adviser, Professor e Palestrante, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem ampla experiência na área pública e privada, no Brasil e no exterior, hoje, além de atuar com sua empresa MDM Assessoria em Negócios, é o Coordenador Executivo do MENTALFUT®.


#mentalfut #futebol #esporte #avaliaçãocomportamental #axiologia #coach #psicologiaesportiva #coachingesportivo #psicologianofutebol #competências #liderança

4 visualizações
  • Facebook MENTALFUT
  • MENTALFUT Instagram

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

+55.21.99164-3674

Parceria Ledera Assessments

© 2019 por MENTALFUT ®

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53