Como você imagina ser o seu sucesso na vida?

Depois de muito trabalhar e investir em uma carreira esportiva, o atleta (mas não só um atleta) se olha no espelho e pode, enfim, sentir o prazer da realização e do sucesso, assim como sonhara, anos atrás. Porém, muitos invejosos irão chamar esse sucesso de “sorte na vida”. Infelizmente, no nosso cotidiano, a famosa fábula da cigarra e da formiga está muito mais presente do que deveria acontecer: quem não se aplica a trabalhar duro para chegar a um lugar melhor, vê a conquista dos outros como ato de sorte.


Em vários depoimentos, o nosso fantástico Oscar Schmidt, quando chamado de Mão Santa pela qualidade de seu jogo, tem afirmado: “Eu fiz mil arremessos por dia durante a vida toda, fora os treinos. Esse negócio de Mão Santa não é verdadeiro, é Mão Treinada”. Kobe Bryant, um talentoso esportista recentemente falecido, encarava cada treino como se fosse o último. Ele deixou este interessante pensamento para reflexão de todos outros atletas: “É preciso se atrever a ser grande”. Assim como eles, muitos nomes deixaram legado de sucesso e conquistas, alicerçados por muito trabalho, quedas e retornos.

Ninguém consegue chegar a esse nível sem a capacidade de harmonizar sua condição física e técnica, o excelente domínio do jogo, um equilíbrio emocional e social acima da média e, ainda, o adequado preparo mental. Claro, é também frequente encontrarmos o oposto, porque a malandragem enraizada em alguns atletas gera atitude antiesportiva, a qual não é aceita pelo público. Para complicar, com a dinâmica da mídia social, a atleta terá imagem pessoal negativa, condenável e a opinião pública o penalizará sem dó. Ainda bem que há caminhos que a ciência e a tecnologia oferecem para chegarmos a bons exemplos de sucesso, pelos quais os atletas podem superar seus problemas e conflitos. São possibilidades estabelecidas para a construção de uma perfeita harmonia dos comportamentos, motivações, competências, inteligência emocional-social e desempenho. Certamente, é essencial haver planejamento e investimentos em categorias de base e no desenvolvimento de equipes técnicas, coaches e psicólogos esportivos. O objetivo maior está em descobrir e desenvolver os talentos que surgem nas dimensões físicas, táticas e nas pessoais, tais como valores e ética esportiva. O atleta profissional deve associar o sucesso ao aprendizado de que vale a pena vencer por méritos próprios e não na “malandragem”; que é preciso ter respeito com colegas e adversários, que não cabe criar conflitos com árbitros ou dirigentes, ou mesmo com os torcedores e jornalistas.


O atleta de sucesso deve estar sempre conectado com sua autoconfiança. Precisa manter acesa a paixão pelo jogo, com foco e equilíbrio emocional. Muitas vezes, essas condições estão presentes e o atleta sabe disso, mas por alguma razão não consegue controlar-se quando preciso. O tempo todo o atleta precisa ter domínio mental quando o time está perdendo ou sofre pressão típica do jogo, até mesmo ampliada pelo calor da torcida. Muitos especialistas admitem que se cobrar em excesso ou valorizar apenas o resultado final é um caminho direto para o fracasso. O fundamento está em o atleta conseguir responder a seguinte pergunta: qual a razão de eu estar aqui, aplicando minha vida em treinos e jogos, com grande parte do tempo longe de minha família? Para responder essa pergunta de forma sincera e sustentável, o atleta precisa ter bom conhecimento sobre si mesmo, sobre o ambiente à sua volta (composto por colegas e equipe técnica), bem como saber respeitar as regras do clube que o contratou.

A plataforma MENTALFUT® ajuda o atleta a se conhecer melhor nas dimensões comportamentais, motivacionais, de inteligência emocional-social e, principalmente, nas suas competências para o jogo (esporte) que pratica. Nós não teremos pronta a resposta sobre quais são os seus objetivos e nem o que faz acordar cedo, diariamente, e ir direto aos treinos (muitas vezes só para se recuperar de uma contusão) ou jogos. Porém, com certeza, nós conseguiremos contribuir com as informações mais precisas para você chegar lá e, quando olhar no espelho, poder sorrir e dizer: “Eu sei o porquê estou aqui”.


Sobre o autor: Mario Divo tem mais de 45 anos de experiência profissional, sendo PhD pela Fundação Getulio Vargas, Master Coach e Mentor, Adviser, Professor e Palestrante, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem ampla experiência na área pública e privada, no Brasil e no exterior, hoje, além de atuar com sua empresa MDM Assessoria em Negócios, é o Coordenador Executivo do MENTALFUT®.


0 visualização
  • Facebook MENTALFUT
  • MENTALFUT Instagram

+55.21.99164-3674

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

Parceria Ledera Assessments

© 2019 por MENTALFUT ®

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53