Ah! Se o Maracanã falasse...

Há 70 anos, o Maracanã foi inaugurado e recebeu a primeira partida de uma seleção brasileira, que enfrentou o México e venceu por 4x0, na Copa do Mundo de 1950. Essa história você pode conferir com mais detalhes no nosso blog (70 anos de Seleção Brasileira), publicado na plataforma MENTALFUT®. Mas o que mais nos relembra o dia 27 de junho, no passado do Maracanã?


Certamente, foram 69 vezes que essa data de 27 de junho serviu de referência a grandes eventos, fazendo muitos torcedores sorrirem com vitórias e outros tantos arrancarem seus cabelos com as derrotas. Bem, empates nem sempre são para serem celebrados, exceto quando isso representa um título nacional. Que tal relembrar alguns fatos históricos?


Botafogo 0 x 1 Fluminense, em 27 de junho de 1971, pelo Campeonato Carioca | Foto: Lancenet

Era dia 27 de Junho de 1971. O estádio do Maracanã recebeu mais de 142 mil torcedores, o Botafogo foi líder durante quase todo o campeonato e precisava apenas de um empate. Nos dias anteriores da partida, os jogadores alvinegros chegaram a posar com a faixa de campeão, provocando os tricolores. A disputa ficou empatada, sem gols, até os 43 minutos do segundo tempo, quando o Fluminense conseguiu abrir o placar e sagrar-se campeão.


Botafogo 0 x 0 Juventude | Foto: Lancenet

Outro 27 de Junho, muito desagradável aos botafoguenses, aconteceu em 1999, quando deixou escapar o título da Copa do Brasil para o time gaúcho do Juventude. O empate sem gols levou os mais de 100 mil torcedores à tristeza e choro. Curiosamente, o jornal O Globo publicou, recentemente, a lista do que chamou “os 70 maiores jogos do Maracanã”, desde sua inauguração. E não houve mais nenhum “grande jogo” relacionado para 27 de Junho.


Claro que jogos interessantes e decisivos devem ter ocorrido fora dessa lista de O Globo. E outros momentos gloriosos encheram o Maracanã de pessoas, nem sempre na torcida por um clube, mas sim por um astro do coração. Talvez, nesse sentido o momento mais marcante foi a que envolveu o cantor Frank Sinatra. Era 26 de janeiro de 1980 e, no camarim improvisado do vestiário, havia enorme apreensão com o temporal que impediu até a passagem do som.


Frank Sinatra no Maracanã | Foto: O Globo

Faltando uma hora para o início do show, Frank Sinatra sinalizava voltar ao hotel. Porém, levado ao túnel de acesso para o campo, Sinatra viu 175 mil pessoas o aguardando. Então, sensibilizado com a multidão que tomava chuva, ele repensou e assumiu que cantaria de qualquer jeito.


Pois bem, com duas postagens na plataforma MENTALFUT®, fizemos a nossa homenagem ao Maracanã, sob várias dimensões. A dimensão de quem comandou espetáculos, sejam artistas, jogadores, árbitros e auxiliares, músicos ou equipe técnicas. A dimensão de quem lotou geral, arquibancadas e numeradas para dar vazão às suas emoções. A dimensão de jornalistas que transmitiram os eventos pelos mais diferentes canais de mídia. E, finalizando, a dimensão de quem participou da construção de um dos símbolos brasileiros mais conhecidos.


Fla x Flu | Foto: Pinterest

Sobre o autor: Mario Divo tem mais de 45 anos de experiência profissional, sendo PhD pela Fundação Getulio Vargas, Master Coach e Mentor, Adviser, Professor e Palestrante, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem ampla experiência na área pública e privada, no Brasil e no exterior, hoje, além de atuar com sua empresa MDM Assessoria em Negócios, é o Coordenador Executivo do MENTALFUT®.


#mentalfut #maracanã #botafogo #juventude #franksinatra #futebol #história #celebraçao #avaliação #esporte #avaliação #coachingesportivo #psicologiaesportiva #fluminense #flamengo

1 visualização
  • Facebook MENTALFUT
  • MENTALFUT Instagram

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

+55.21.99164-3674

Parceria Ledera Assessments

© 2019 por MENTALFUT ®

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53