70 anos de Seleção Brasileira no Maracanã!

No dia 24 de Junho de 1950, o Maracanã recebia o primeiro jogo de uma Seleção Brasileira, exatos oito dias após a inauguração do estádio com partida entre jogadores de São Paulo e Rio de Janeiro. O estádio foi construído para abrigar a Copa do Mundo de 1950, recebendo cinco dos seis jogos do “time canarinho”. A história dessa obra tem capítulos interessantes, a começar de quando o Brasil, pela primeira vez, decidiu sediar a Copa do Mundo.


Foto: diariodorio.com

Conforme relatos de historiadores, a delegação brasileira presente ao congresso organizado pela FIFA, em 1938, apresentou a candidatura brasileira para 1942. Os planos foram por água abaixo por conta da II Guerra Mundial (não houve disputa em 1942, e nem em 1946), ficando o próximo evento programado para o Brasil, em 1950. O projeto de construção do estádio, no Maracanã, mobilizou a imprensa por conta dessa obra para 150 mil torcedores.


Maracanã em 1949 | Foto: diariodorio.com

Polêmicas não faltaram, desde a localização até como seria o financiamento, tendo na figura do jornalista Mario Filho (do Jornal dos Sports e irmão do escritor Nelson Rodrigues) um dos maiores incentivadores. O primeiro jogo de nossa seleção, no Maracanã, foi contra o México (4x0). Depois, a Seleção Brasileira jogou com a Suíça, no Pacaembu (empate de 2x2), e terminou a primeira fase com outra partida no Maracanã, diante da Iugoslávia (2x0).


A nossa seleção se classificou para o quadrangular final, tendo vencido a Espanha (6x1) e a Suécia (7x1). A decisão ficou para um domingo, dia 16 de Julho de 1950, contra o Uruguai, bastando o empate para o Brasil se sagrar campeão mundial. O resto dessa história é bem conhecido e, diante de quase 200 mil torcedores, a derrota de 2x1 perante os uruguaios gerou a expressão Maracanazo. E um silêncio impossível de imaginar com tanta gente ali presente!


Destaque sobre a derrota da Seleção Brasileira | Foto: diariodorio.com

Por este link você pode conhecer uma abordagem dessa história pela visão da imprensa uruguaia (https://youtu.be/hvQm0hDguxk) e, por este link, assista um trailer da produção de dois cineastas uruguaios sobre o evento (https://youtu.be/JhMO2UWl5lA). Mas será com a visão brasileira, neste documentário (https://youtu.be/GsIAbswXwlY) do SporTV, que a plataforma MENTALFUT® faz sua homenagem a muito mais do que um estádio de futebol.


Aves da espécie “maracanã-guaçu” | Foto: wikiaves.com.br

A presença de diversas aves da espécie “maracanã-guaçu” foi a inspiração do nome dado ao bairro e ao estádio. Enfim, MENTALFUT® quer lembrar que o Maracanã é um fantástico símbolo que projetou o Brasil no cenário mundial, pois recebeu o Papa, inúmeros grandes astros e shows da música internacional. Além de eventos esportivos do mais alto gabarito, como Jogos Pan-Americanos, Jogos Olímpicos e outra Copa do Mundo. Foi onde Garrincha desfilou sua ginga, Pelé fez seu gol mais bonito, em 1961, e marcou o milésimo gol, em 1969.


Sobre o autor: Mario Divo tem mais de 45 anos de experiência profissional, sendo PhD pela Fundação Getulio Vargas, Master Coach e Mentor, Adviser, Professor e Palestrante, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem ampla experiência na área pública e privada, no Brasil e no exterior, hoje, além de atuar com sua empresa MDM Assessoria em Negócios, é o Coordenador Executivo do MENTALFUT®. #mentalfut #futebol #esporte #avaliaçãocomportamental #axiologia #coach #psicologiaesportiva #coachingesportivo #psicologianofutebol #competências #liderança #maracanã

0 visualização
  • Facebook MENTALFUT
  • MENTALFUT Instagram

+55.21.99164-3674

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

Parceria Ledera Assessments

© 2019 por MENTALFUT ®

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53