Por que contratar avaliações comportamentais para um atleta?


Com as novas demandas do mercado, a indústria e RH 4.0 e as mudanças de gerações, a necessidade por profissionais com cada vez mais inteligência emocional, criatividade, flexibilidade entre outras características, aumentaram muito. Essas novas necessidades aumentam as exigências sobre os processos de recrutamento, desenvolvimento e retenção de talentos, demandando mais precisão, eficiência, tangibilidade e assertividade por parte dos contratantes, sejam clubes ou empresários e, até mesmo, patrocinadores. Nossas avaliações auxiliam a compor o espectro completo do atleta, agregando aos comportamentos, motivadores e valores, competências pessoais (axiologia) e inteligência emocional-social, tornado assim as análises mais eficientes e assertivas.




Posso comprar as avaliações diretamente em MENTALFUT®?


Sim. Temos diversas opções disponíveis de avaliações, bem como a formação de avaliadores, e todas podem ser adquiridas diretamente, inclusive se você for Pessoa Física.




E como faço para interpretar os dados?


MENTALFUT® oferece o curso para uma pessoa conseguir fazer a análise dos assessments ou se você preferir, você compra o assessment com a devolutiva pela equipe de MENTALFUT®.




MENTALFUT® faz a devolutiva de uma avaliação?


Exatamente. Nós fazemos a devolutiva e também, caso seja do interesse do cliente, oferecemos um pacote de consultoria/coaching/mentoria para elaborar um plano de ação a partir da avaliação.




Como saber qual a melhor avaliação para mim ou para o meu cliente?


Caso você esteja em dúvidas a respeito de qual avaliação contratar, faça contato diretamente, pois cada cenário requer um ou mais tipos de assessment.




Eu preciso ter alguma especialização para aplicar a avaliação?


Oferecemos cursos de capacitação para avaliadores dos assessments aqui oferecidos, todos online e com certificação. E se for preciso, também oferecemos a devolutiva para você e/ou seu cliente, sem a necessidade do curso. Porém, a aplicação de um plano de ação posterior, com as medidas necessárias que foram identificadas, dependerá de uma negociação à parte.




Vocês atendem também pessoa física?


Sim. Nós atendemos Pessoa Física e Pessoa Jurídica.




Posso fazer o agendamento online do atendimento?


Sim. MENTALFUT® possui salas de atendimento online específicas para cada tipo de serviço oferecido.




Avaliação de Comportamento e Avaliação de Competência – qual a diferença?


A metodologia científica dos comportamentos teve importante ganho de conhecimento com o trabalho de Carl Jung que, em 1921, dividiu os comportamentos humanos em dois grandes grupos, “Introvertidos” e “Extrovertidos”. Logo depois, em 1928, o psicólogo americano William Marston lançou a metodologia de análise de comportamentos mais utilizada até hoje, chamada de DISC (acrônimo, em português, para Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade). Pela metodologia DISC, e usando da liberdade de aplicar abordagem bem simples, os comportamentos passaram a ser divididos pela combinação das possibilidades Introvertidos e Extrovertidos, com duas outras possibilidades, que são o “foco em Tarefas” ou o “foco em Pessoas”. Em outra forma de considerar, a avaliação DISC aponta para “O COMO” nos comportamos e como nos comunicamos. Há muitos tipos de testes e avaliações DISC no mercado, com diferentes níveis de qualidade e confiabilidade, o que corresponde a diferentes faixas de preços (lembrando que, muitas vezes, o barato sai caro, como no ditado popular). A metodologia científica de competências pessoais, que temos aqui na nossa plataforma, é alinhada com os estudos de Robert Hartman. O avanço de seus estudos levou ao que se conhece como Axiologia, que vem de Axio (valor) e Logia (estudo), ou seja, Estudo do Valor ou Estudo do Mérito. Portanto, quando se trata de competências pessoais estamos avaliando “O quanto” entendemos e valorizamos nossas habilidades e talentos. As metodologias científicas que estudam os comportamentos e as competências pessoais (nascidas da axiologia), apesar de relacionadas, são distintas. Para ter resultados sustentáveis, é preciso trabalhar na mudança de mentalidade através da avaliação de características profundas afins a motivadores e, principalmente, à inteligência emocional.




Axiologia no Futebol e Avaliação de Competência no Futebol são a mesma coisa?


A metodologia científica de competências pessoais, que temos aqui na nossa plataforma, é oferecida pela Spectrum Assessments e está alinhada com os estudos de Robert Hartman. O avanço de seus estudos levou ao que se conhece como Axiologia, que vem de Axio (valor) e Logia (estudo), ou seja, Estudo do Valor ou Estudo do Mérito. Portanto, quando se trata de competências pessoais estamos avaliando “o quanto” entendemos e valorizamos nossas habilidades e talentos. Aqui na nossa plataforma MENTALFUT®, temos uma versão de axiologia (avaliação de competências) especifica e exclusiva voltada ao esporte em geral e, especialmente, para o futebol. Combinada com a avaliação de comportamentos e de motivação, oferecemos uma ferramenta poderosa a serviço da comissão técnica de qualquer tipo de esporte, contribuindo para que cada atleta evolua e aumente seu desempenho, de forma holística, rápida e objetiva. Especialmente, temos a versão dessa avaliação para o mundo do futebol. Resumidamente, as informações serão as seguintes: (a) Competências para o mundo futebolístico (36 quesitos, tais como disciplina, tenacidade mental, perseverança, foco, trabalho em equipe, visão de jogo, comunicação, compreensão técnica e tática, autocontrole, autoconfiança, respeito a regras, resiliência, aplicação pessoal, concentração, nível de impacto dos fatos, reação a imprevistos, entre outros), (b) a avaliação Comportamental e, ainda, (c) a avaliação Motivacional. É necessário oferecer ensinamentos de valores e ética esportiva aos atletas, de forma que não tenham destemperos em campo, e nem desrespeitem colegas, adversários, juízes e técnicos. Para o ambiente do futebol, temos a avaliação MENTALFUT® e, para outras modalidades, temos o MENTALSPORT. Em ambos os casos, haverá informações necessárias para o atleta prosseguir com seu desenvolvimento técnico-profissional, conjugando equilíbrio, foco, eficiência, resiliência, capacidade de relacionamento e, em geral, estar mais preparado para sua vida em sociedade.




Por que avaliações como DISC ou Myers Briggs não são suficientes?


O DISC, Myers Briggs e outras avaliações estão apenas medindo um aspecto de uma pessoa: os comportamentos. Embora isso seja importante, muito mais é necessário para medir a personalidade ou o desempenho do atleta. Comportamentos apontam para uma comunicação verbal e não verbal, mas não explicam a motivação, habilidades pessoais e conhecimentos profundos. Para obter uma imagem completa de uma pessoa e combiná-la com uma cultura esportiva, ou prepará-la para a mudança por meio de coaching ou mentoria, é necessário entender o máximo possível sobre ela. Nosso conjunto completo de ferramentas ajuda a fazer isso.




Porque usar avaliação no esporte?


As avaliações são utilizadas em ambientes esportivos para ajudar a criar programas de treino e formação avançada, orientar o desenvolvimento técnico e emocional dos atletas, construir laços entre atletas e treinadores, melhorar a comunicação da equipe e aumentar o desempenho geral




Como as avaliações do Spectrum Assessments são usadas na contratação?


Nossas avaliações medem muitos atributos que podem ser usados para encontrar os melhores formadores de opinião e as melhores correspondências entre os trabalhos selecionados. As avaliações da Spectrum garantem a conformidade da Comissão de Igualdade de Oportunidade de Emprego dos EUA. Nossas avaliações são isentas de viés e não criam impacto díspar em nenhum grupo protegido. Completando, MENTALFUT® tem parceria exclusiva com a empresa Lidera Assessments, representante da Spectrum Assessments, no Brasil.




Podemos usar as ferramentas Spectrum juntamente com as avaliações atuais que usamos?


Nosso conjunto de ferramentas e avaliações é flexível e pode ser usado juntamente com quaisquer avaliações validadas e confiáveis. Se você possui uma ferramenta comportamental confiável, emparelhe-a com nossas outras avaliações para obter resultados previsíveis muito melhores do que as ferramentas comportamentais podem fornecer isoladamente.




Qual a idade em que as ferramentas podem ser usadas?


As avaliações usam linguagem típica de um determinado ambiente profissional, e que deve ser de fácil entendimento por pessoas que trabalham nesse setor. Com as avaliações de esportes e futebol, as avaliações já fazem sentido para jovens a partir dos 14 ou 15 anos.




O que é coaching?


O Coaching é um processo de desenvolvimento de competências e comportamentos, que promove o desempenho do ser humano e maximiza sua performance para alcançar um objetivo específico. O profissional de Coaching trabalha em parceria com o cliente para ajudá-lo a avaliar seu momento atual de vida, descobrir seus valores, necessidades, objetivos, metas e assim conduzir a mudança. Há o auxílio para o alcance das metas na premissa de que o cliente leve em consideração os seus valores mais profundos e se torne a melhor versão de si mesmo.




Quem é o coach no esporte?


No esporte, coach é confundido com o treinador. Há muitos treinadores que têm elevadas competências técnicas, tácitas, físicas, e ainda assim, carecem da crítica abordagem holística que lhes permita ter vantagem no mundo desportivo em mudança. Para se tornar um grande treinador, é necessário desenvolver um entendimento profundo acerca das forças mentais e motivacionais dos atletas. Porém, além dele, toda a equipe técnica pode desempenhar um papel fundamental, contribuindo para que o sucesso do atleta esteja alinhado com um rendimento global (mental incluído).




Avaliações com finalidade específica (ESPORTE E FUTEBOL)


Hoje, a maioria das empresas de avaliação usa uma abordagem padrão. Têm um questionário para sua avaliação e simplesmente alteram a saída do relatório e dizem que estão medindo diferentes aspectos de uma pessoa (vendas, liderança, esportes, etc.). O resultado é que as pessoas não se conectam à avaliação por causa de linguística verbal imprópria ou desatualizada; não há validade de face nos questionários e os resultados geralmente são imprecisos. Nas avaliações da Spectrum adota-se uma abordagem direcionada (tanto na linguagem como na abordagem) para garantir 100% de validade facial, correspondência linguístico-cognitiva verbal e precisão muito alta nos resultados.




Quem é a Spectrum Assessments?


Mais do que apenas uma empresa de desenvolvimento de avaliações psicométricas, é uma equipe de especialistas de diversas origens profissionais. Não se espelha apenas no mundo da teoria, pois tem uma experiência global que permite identificar os desafios que os clientes enfrentam. O foco não é apenas vender outra avaliação, mas sim ajudar o cliente a encontrar soluções e fazer a diferença em sua busca, seja pessoal ou profissional. A missão é criar as melhores ferramentas de avaliação e sistemas de desenvolvimento humano ao melhor preço para indivíduos e empresas.




O que são testes psicométricos?


Os testes psicométricos comparam o desempenho de um indivíduo com o de outras pessoas, bem como permitem apontar áreas de melhoria potencial e aquelas em que há uma força evidente. Os testes psicométricos debruçam-se sobre três áreas: Aptidões congitivas, Realização e Personalidade.




O que é perfil comportamental?


A avaliação da personalidade e do comportamento no ambiente de trabalho pode revelar as capacidades de um indivíduo e como, provavelmente, irá agir. Esta informação pode ser utilizada para identificar em que tipo de função vai ser bom, como se enquadra na cultura da empresa e quão longe poderá avançar no seu percurso profissional. Basicamente, são respondidas perguntas como “O que os motiva”, “Como se comporta sob pressão”, “Como eles interagem com seus colegas”. O perfil comportamental não irá mostrar qualidades “boas” e “más” de uma pessoa, não existe certo ou errado.




Quais são as normas e códigos de ética que MENTALFUT® respeita?


Considerando a abrangência de atividades, produtos e serviços, bem como relacionamentos em parceria, a equipe de MENTALFUT® segue os seguintes princípios e normas éticas: 1) Dada a sua vocação educacional e de desenvolvimento de competências individuais e coletivas, o compromisso é o de trabalhar com respeito aos limites éticos e legais na formação de pessoas que ponsam pensar criativa e criticamente, sendo agentes positivos na vida da sociedade; 2) A equipe de MENTALFUT® e seus parceiros deverão buscar padrões elevados de qualidade na prestação de seus serviços, com inovação, metodologias modernas, a motivação constante por aprender e ensinar, e uma postura profissional calcada no exemplo e respeito total à diversidade; 3) Resguardar os conteúdos internos (informações e documentos) para utilização apenas a bem dos compromissos com clientes, alunos e parceiros, bem como proteger a condição de confidencialidade e sigilo de informações de todos os públicos com que venha a se relacionar; 4) Rejeitar, integralmente, parceiros e fornecedores que mostrem indícios do uso de mão-de-obra escrava, infantil ou forçada, bem como práticas ilícitas como fraude, suborno e corrupção e, se caso detectada uma irregularidade, dirigi-la às autoridades competentes; 5) Respeitar as leis anticorrupção e antissuborno que regem relações com agentes públicos nacionais e internacionais de todas as esferas de poder, da mesma forma que com agentes privados; 6) Manter as relações com públicos de interesse baseadas na veracidade e na transparência de informações, reforçando a reputação de DS e das pessoas de sua equipe como íntegras e corretas; 7) Respeitar os direitos autorais e a legislação específica sobre propriedade intelectual, tanto das produções próprias como nas de terceiros; 8) Para a eventual prestação dos serviços de coaching, mentoria e aconselhamento são adaptadas as sete regras sugeridas pela Sociedade Brasileira de Coaching, quais sejam: (a) Aplicar o coaching, a mentoria e o aconselhamento com ética, integridade e honestidade; (b) Zelar pela credibilidade das atividades de coaching, mentoria e aconselhamento; (c) Sempre oferecer sigilo ao cliente e ater-se ao princípio do não julgamento; (d) Investir no autodesenvolvimento para buscar a excelência na prestação de serviços; (e) Manter conduta ética, honesta e legal, tanto na vida pessoal quanto na profissional; (f) Formar parceria de resultados com o cliente, e; (g) Contribuir para a melhoria contínua de indivíduos, times e empresas, bem como das organizações sociais, como um todo. 9) Para a eventual prestação dos serviços de consultoria e de aconselhamento empresarial, a qualquer título e para qualquer finalidade, será respeitado código de ética adotado pela Associação Brasileira de Consultores (www.abco.org.br/codigo-de-etica).




Quem administra o portal MENTALFUT®?


O portal é administrado pela MDM Assessoria em Negócios, criada em maio de 2001, com CNPJ 04.503.806/0001-53. O endereço comercial é a Rua do Russel 804, 4º andar. – Rio de Janeiro.




Por que, ao finalizar um pagamento, aparece o nome MDM Assessoria em Negócios?


A MDM Assessoria em Negócios é a empresa que administra o portal MENTALFUT®.




Quais são as restrições / requisitos para configurar uma conta?


Não há restrições sobre quem pode se inscrever e usar nossas ferramentas. Oferecemos treinamento e certificação online para garantir que você possa analisar com eficácia os relatórios. Não há restrições sobre onde no mundo você usará a avaliação, já que vivemos em um ambiente global.




O que é Validade e o que é Confiabilidade em uma avaliação?


A Validade indica o grau em que uma ferramenta mede o que foi projetada para medir. Avaliar a validade de uma ferramenta psicológica que mede qualidades abstratas (como inteligência ou honestidade) pode ser complicado. Existem, no entanto, várias metodologias científicas que usamos para responder à pergunta "Quão bem nossos instrumentos medem o que devem medir?" Os estudos de validade da Spectrum Assessments são conduzidos usando análise estatística de dados brutos da avaliação, entrevistas individuais com os entrevistados, questionários de pesquisa comparativa individual e comparação da medição com outras avaliações comparáveis validadas no mercado. A Confiabilidade indica a consistência ou estabilidade do desempenho da avaliação e é uma das considerações mais importantes ao selecionar ferramentas de avaliação. Diz-se que uma medida possui alta confiabilidade se produzir resultados semelhantes sob condições consistentes. Porém, a Confiabilidade não implica Validade. Ou seja, uma medida confiável que esteja medindo algo de forma consistente não está necessariamente medindo o que você deseja medir. Por exemplo, embora existam muitos testes confiáveis ​​de habilidades específicas, nem todos seriam válidos para prever, por exemplo, o desempenho em equipe. Em termos de exatidão e precisão, a Confiabilidade é uma maneira mais adequada para descrever a precisão (consistência dos resultados quando as medidas são repetidas), enquanto a Validade é uma maneira mais adequada de descrever a exatidão (refere-se a quão perto a medição está do valor verdadeiro). Embora a Confiabilidade não implique Validade, a falta de Confiabilidade limita a Validade geral de uma avaliação. Enfim, um teste confiável pode fornecer informações válidas úteis, porém um teste que não seja confiável não pode ser válido.





CONFIRA AS NOSSAS

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)

  • Facebook MENTALFUT
  • MENTALFUT Instagram

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

+55.21.99164-3674

Parceria Ledera Assessments

© 2019 por MENTALFUT ®

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53