FOCO NO 

EQUILÍBRIO 

EMOCIONAL DO ATLETA

Além de ter competências técnicas e físicas, o atleta de sucesso consegue agregar comportamentos, motivação, equilíbrio emocional-social e domínio de suas competências.

MENTALFUT® oferece importantes benefícios diretos ao atleta.

FATORES DE SUCESSO

 

  • Descobrir as habilidades físicas e pessoais e quão bem as utiliza no cotidiano;

  • Amplo entendimento de como o atleta se relaciona com a comissão técnica e o time;

  • Processo de autoentendimento e valorização de como o atleta se percebe no jogo.

AUTOCONHECIMENTO E TRABALHO EM EQUIPE

 

  • Facilitar o atleta a conhecer seus pontos fortes e de melhoria na relação com os outros;

  • Ter informação para desbloquear suas limitações negativas e utilizar seu potencial;

  • Entender o que e como é mudar no contexto de seus comportamentos e emoções;

  • Estar preparado para ser treinado no âmbito comportamental e trabalhar em equipe.

ESPÍRITO DE VENCEDOR

 

  • Entender a contribuição que pode dar ao time e estar disposto à dedicação máxima;

  • Identificar as exigências e as demandas específicas quanto à posição em que joga;

  • Desenvolver atributos intangíveis como paciência, perseverança e controle emocional.

ACOMPANHAMENTO DO ATLETA

Com base aos relatórios do MENTALFUT®, será possível consolidar as informações necessárias para o atleta avançar com seu desenvolvimento, sendo necessariamente assistido por um profissional experiente devidamente certificado pelo fornecedor da ferramenta. Essa condução do processo deve ser feita por um Coach ou Psicólogo esportivo indicado pela equipe técnica do clube, que seja experiente na área, e/ou por profissional indicado pelo fornecedor do MENTAFUT®.

 

QUAL O GRANDE

SEGREDO para a FORMAÇÃO de UM ATLETA? 

A grande habilidade brasileira para produzir atletas excepcionais veio gerando títulos ao longo dos anos, porém, não somos mais um modelo impecável de sucesso. A nossa falta de planejamento, os interesses pessoais e/ou políticos de dirigentes, entre outras mazelas, impedem que nosso futebol seja positivamente modificado, organizado e gerenciado (sem falar nos outros esportes).

A malandragem enraizada em alguns atletas ainda não os fez entender que não adianta mais ter qualquer atitude antiesportiva, pois o público pode ver a repetição do lance e então, o máximo que acontece, é a perda de uma oportunidade real de gol associada a uma imagem pessoal negativa. O mundo verá algo condenável e a opinião pública penalizará o atleta. Incrivelmente, há exemplos de sucesso que outros países nos têm mostrado para o bom planejamento, investimentos nas categorias de base e no desenvolvimento das equipes técnicas.

O objetivo maior é descobrir e desenvolver os talentos que surgem nas dimensões físicas, táticas e pessoais, tais como, a inteligência emocional e comportamentos positivos, bem como oferecer ensinamentos de valores e ética esportiva aos jovens atletas, de forma que: parem de querer vencer os jogos na malandragem; que aprendam a vencer por méritos próprios; que não reclamem e nem desrespeitem seus colegas, adversários, juízes e técnicos. Resumidamente, esses são os segredos para o sucesso em qualquer esporte (e também na vida).

 

QUEM TERÁ BENEFÍCIOS

COM O MENTALFUT?

Com as novas demandas do mercado, a indústria, juntamente com o RH 4.0 e as mudanças de gerações, a necessidade por profissionais com cada vez mais inteligência emocional, criatividade, flexibilidade entre outras características, aumentaram muito.

 

Essas novas necessidades aumentam as exigências sobre os processos de recrutamento, desenvolvimento e retenção de talentos, demandando mais precisão, eficiência, tangibilidade e assertividade por parte dos contratantes, sejam clubes ou empresários e, até mesmo, patrocinadores.

 

Nossas avaliações auxiliam a compor o espectro completo do atleta, agregando aos comportamentos, motivadores e valores, competências pessoais (axiologia) e inteligência emocional-social, tornado assim as análises mais eficientes e assertivas.

VANTAGENS PARA O ATLETA

  • Mais equilíbrio;

  • Menos estresse;

  • Mais foco;

  • Mais desenvolvimento;

  • Mais eficiência;

  • Preparação mental para enfrentar qualquer resultado;

  • Resiliência;

  • Estar mais bem preparado para a vida.

Ao analisar o comportamento “Natural” e o em “Campo”, pode-se entender a origem de diferenças e adaptações.

Vantagens para clubes e empresários

  • Mais valor agregado ao ativo;

  • Melhor interpretação de comportamentos subjetivos;

  • Melhor avaliação holística, mais objetividade nas decisões extracampo;

  • Foco adequado no tratamento das forças e fraquezas;

  • Melhor planejamento e menor risco com engajamento social;

Vantagens para

OS PATROCINADORES

  • Como aquele que investe na associação de sua marca com o clube e/ou o atleta, cabe garantir efetividade em todos os aspectos que levam a  resultados positivos, tanto na esfera esportiva como na esfera negocial;

  • Branding;

  • Marketing causal e social;

 

AXIOLOGIA DO FUTEBOL É

O NOSSO DIFERENCIAL

As axiologias do programa MENTALFUT®, adotadas para o Futebol (e também para outros Esportes) são fornecidas pela Spectrum Assessments (empresa americana especializada) em parceria com a Lidera Assessments. Assumindo como nossa a missão da Spectrum, queremos agregar valor aos clientes (clubes e empresários) quando oferecemos inovadoras ferramentas de avaliação para desenvolvimento de atletas. 


É comum haver abordagem padrão em avaliações, ainda mais em axiologias e competências. Geralmente, um único questionário é aplicado para, depois, haver ligeira adaptação do relatório para atender uma demanda profissional específica (vendas, liderança, atendimento ao cliente, esportes, etc). Não é difícil encontrar questionários com anos de aplicação sem atualização, gerando problemas de validade e precisão.


Em particular, nossa axiologia tem abordagem direcionada, com alta validade facial, correspondência linguístico-cognitiva verbal e precisão nos resultados. Como complemento de informação, preparamos uma sequência de perguntas e respostas que, certamente, serão do interesse de todos aqueles que trabalham com desempenho de atletas, dentro e fora do ambiente das competições. Afinal, ao alavancar pontos fortes e de melhoria no atleta, de qualquer esporte, há aumento de desempenho e valorização de investimentos.

 

Nossos diferenciais em Axiologia 

 

Qual o nosso diferencial para a Axiologia do Esporte e do Futebol?


Nós oferecemos uma avaliação pioneira chamada MENTALFUT®, em parceria com a Lidera Assessments. Esse conjunto de avaliações está baseado na capacitação e na atualização das equipes técnicas dos clubes, ou das escolas de atletas, para as novas demandas do esporte e nos trabalhos de análise de desempenho de atletas. O fundamento é: ter um aprendizado sobre como acompanhar e, depois, monitorar e orientar um atleta a partir de uma visão holística (tratar o atleta como um todo, ou seja, conjugando a parte física, tática, mental e emocional). Através da coleta de dados sobre comportamentos; competências no esporte; inteligência emocional-social e fatores de motivação, a equipe técnica treinada (temos os cursos de formação) pode desenvolver os talentos e a maturidade dos atletas em um espectro de 360º, da forma muito mais rápida e consistente. Os dados e relatórios detalhados, precisos e tangíveis, facilitam as decisões de planejamento e até nas negociações, além de garantir acompanhamento da evolução dos atletas, desde a base até as categorias principais, acelerando bastante a obtenção de resultados com atletas bem preparados às exigências do esporte.




Qual a base da ciência da axiologia?


A axiologia é, resumidamente, “o estudo do valor ou do mérito”. Ela fornece um roteiro multidimensional para desenvolvimento das pessoas, podendo medir suas competências pessoais, como elas pensam, as suas capacidades, habilidades e talentos. A teoria básica da axiologia surgiu do desejo do alemão Robert Hartman, PhD em Psicologia em responder às perguntas: O que é Valor? O que é bom ou o que vale a pena na vida? Como as pessoas a valorizam? Dr. Hartman tinha como objetivo dominar essa forma de análise de forma que, uma vez com o conhecimento organizado, seria o caminho para ajudar a preservar e a melhorar o valor da vida humana. Ele escreveu o livro “A Estrutura do Valor: Fundação da Ciência da Axiologia” (The Structure of Vaue: Foundations of Scientific Axiology), em 1967. Baseado na Psicologia Cognitiva, ele descreveu sua teoria formal e a matemática para a medição e hierarquia de valor na ciência axiológica. No campo da Psicologia, Dr. Hartman aplicou a axiologia com uma avaliação chamada de “Perfil de Valor Hartman” (Hartman Value Profile – HVP). Esse mesmo tema foi abordado por outra referência na axiologia, o norte-americano e também PhD em Psicologia, Dr. Leon Pomeray, que escreveu o livro “A Nova Ciência da Psicologia Axiológica” (The New Science of Axiological Psychology). Esse perfil foi largamente usado no México e por consultores e psiquiatras nos Estados Unidos, que media com exatidão o caráter de um indivíduo. O Dr. David Mefford (conhecido como Dr. Dave), outro norte-americano e também PhD em Psicologia, foi aluno e assistente do Dr. Hartman, seu representante na Europa (nos anos 70) e presidente da Axces Solutions, empresa líder mundial em aplicações inovadoras da ciência axiológica. Dr. Dave prosseguiu o trabalho do Dr. Hartman, após sua morte em 1973, e desenvolveu as tendências emocionais e o padrão de clareza que, atualmente, são adotados apenas nas avaliações avançadas da Spectrum Assessments. O Dr. Dave, que faleceu em 2017, escreveu muitos manuais de Axiologia, os quais infelizmente não foram publicados, mas estão compilados em “Valores para a Vida” (Values For Living). Outro importante pesquisador e profissional ligado à Ciência da Axiologia é Jim Robins, presidente e fundador da Spectrum Assessments. Ele foi estudante, co-desenvolvedor e parceiro de negócios do Dr. Dave, além de ter sido Presidente da TTI Success Insights, dos EUA, antes de abrir sua própria empresa. Jim Robins desenvolveu as fórmulas de atributos combinados e direcionou as avaliações de axiologia com o Dr. Dave (e sua esposa Vera Mefford), alcançando elevados níveis de consistência e confiabilidade. Ele Também desenvolveu outras avaliações na Spectrum, nas quais usa a combinação de Avaliações de Axiologia direcionadas com outras metodologias de avaliações como Comportamentos, Fatores de Motivação e Inteligência Emocional-Social.




A axiologia tem base na psicologia cognitiva?


É válido afirmar que a axiologia tem fundamentação na Psicologia Cognitiva. Como informado na questão anterior, tanto o trabalho do Dr.Hartman como o do Dr. Dave sobre a ciência e a matemática da axiologia têm foco na percepção, atenção, resolução de problemas e pensamentos individuais.




Publicações e estudos de referência:


Website: Hartman Intitute.org www.hartmaninstitute.org/journal-of-formal-axiology Journal of formal axiology: Theory and practice www.researchgate.net/publication/311799857_The_Intentions_of_Axiological_Interpreters The Phenomenology of Man as a Valuing Subject – David L. Mefford - Dissertation, The University of Tennessee (1989) https://philpapers.org/rec/MEFPOM




Referências de empresas e instituições que já utilizam as avaliações de axiologia na área esportiva:


  • University of Oregon baseball - https://www.uoregon.edu
  • Western Kentucky University basketball - https://www.wku.edu
  • Arizona State University Softball - https://www.arizona.edu
  • Wilson Tennis - https://www.wilson.com/en-us/tennis
  • Penske Race Team - https://www.teampenske.com
  • Ace Sports Academy - https://acesportsacademy.com
  • SwimMAC - http://www.swimmaccarolina.org
  • Carolina Panthers football - https://www.panthers.com
  • Okanagan Hockey - https://www.okanaganhockey.com
  • Leadbetter Golf Academy - https://davidleadbetter.com
  • Stars and Stripes Baseball - http://knoxvilletournamentbaseball.com/
  • Buffalo Stars Hockey - http://buffalostars.com/




Como a axiologia do futebol trabalha com as diferenças e especificidades desse esporte? Por exemplo, a competência “concentração” é diferente para o jogo de Xadrez (mais focada) em relação ao que é no Futebol (mais ampla).


Cada avaliação de axiologia pode ser direcionada a um tipo de necessidade, como é o caso do Futebol, justamente para aumentar a precisão dos resultados e evitar distorções como a citada ( “concentração” no Xadrez x Futebol). O trabalho conjunto do Dr. Dave e de Jim Robins desenvolveu diferentes questionários de axiologia direcionados para avaliar cada tema desejado como, por exemplo: Hockey, Tênis, Natação, Futebol Americano, Futebol, Esportes coletivos, Liderança, Vendas, Atendimento, etc. Desta forma, é absolutamente possível trabalhar com a linguagem (vocabulário) do avaliado, com isso, obter resultados extremamente válidos e precisos. As avaliações da Spectrum Assessments são tão precisas que poderiam ser usadas com intuito clínico. Contudo, como não é este o nosso foco, elas foram limitadas a um resultado de medição mínimo de 4 pontos (em uma escala de 0 a 10), onde valores abaixo de 4 podem significar (ou mesmo ser considerados como) uma patologia. Mesmo assim, é possível gerar relatórios de ranking, que permitem ao analista detectar onde há distorções nas respostas, ou seja, alteração de composições e transposições, que facilita o trabalho de detecção das eventuais distorções de valores e entendimento.




Consistência e Confiabilidade


A validação das avaliações da Spectrum Assessments é feita pelo EEOC - U.S. - Equal Employment Opportunity Commission. Uma amostra estatisticamente significativa, com 5500 indivíduos entrevistados, serviu para determinar a “Validade de Conteúdo” das Axiologias Direcionadas e produziu o seguinte resultado: No geral, a “Validade de Conteúdo”: 99%

  • Índice de Liderança 100%
  • Índice de Vendas 100%
  • Índice de Vida Profissional 99%
  • Índice de Valor de Vida 98%
  • Índice de Baseball 100%
  • Índice de Estado Real 100%
  • No geral, para a “Consistência”:
Índice de Liderança
  • Parte 1 – Visão de Mundo 0.89
  • Parte 2 – Visão de Si 0.87
  • Índice de Vida Profissional
  • Parte 1 – Visão de Mundo 0.88
  • Parte 2 – Visão de Si 0.85




Como funciona a formação de analista de uma avaliação?


São oferecidas as formações online para as seguintes avaliações (assessments): DISC: Programa de certificação on-line e individualizado, que ensinará sobre as quatro dimensões do comportamento, adaptação comportamental e estresse, adaptando seu estilo para orientar melhor as pessoas e analisar as avaliações. Motivação: Este programa de certificação on-line e individualizado ensinará sobre as sete dimensões da motivação, a ambiguidade de cada dimensão e, por que é essencial medi-lo e usá-lo para orientar melhor as pessoas e analisar avaliações. Axiologia: Este programa de certificação on-line e individualizado ensinará sobre as 3 dimensões e os 2 mundos de julgamento de valores, viés emocional, fatores de inteligência emocional e habilidades sociais para desempenho superior. Uso fundamental para gerenciar e treinar pessoas de acordo com seus motivadores. Emocional-Social: Lançamento da certificação online (português) em breve.




Qual o segredo do sucesso de um atleta?


A grande habilidade brasileira para produzir atletas excepcionais veio gerando títulos ao longo dos anos, porém, não somos mais um modelo impecável de sucesso. A nossa falta de planejamento, os interesses pessoais e/ou políticos de dirigentes, entre outras mazelas, impedem que nosso futebol seja positivamente modificado, organizado e gerenciado (sem falar nos outros esportes). A malandragem enraizada em alguns atletas ainda não os fez entender que não adianta mais ter qualquer atitude antiesportiva, pois o público pode ver a repetição do lance e então, o máximo que acontece, é a perda de uma oportunidade real de gol associada a uma imagem pessoal negativa. O mundo verá algo condenável e a opinião pública penalizará o atleta. Incrivelmente, há exemplos de sucesso que outros países nos têm mostrado para o bom planejamento, investimentos nas categorias de base e no desenvolvimento das equipes técnicas. O objetivo maior é descobrir e desenvolver os talentos que surgem nas dimensões físicas, táticas e pessoais, tais como, a inteligência emocional e comportamentos positivos, bem como oferecer ensinamentos de valores e ética esportiva aos jovens atletas, de forma que: parem de querer vencer os jogos na malandragem; que aprendam a vencer por méritos próprios; que não reclamem e nem desrespeitem seus colegas, adversários, juízes e técnicos. Resumidamente, esses são os segredos para o sucesso em qualquer esporte (e também na vida). (Carlos Andrade, CEO da Lidera Assessments)





  • Facebook MENTALFUT
  • MENTALFUT Instagram

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

(para correspondências, enviar aos cuidados à MDM Assessoria em Negócios)

+55.21.99164-3674

Parceria Ledera Assessments

© 2019 por MENTALFUT ®

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53