Quando o atleta está sob pressão, muitos pensamentos podem passar pela sua mente. 

Se eu perder essa bola, vamos perder o jogo?

E se eu não conseguir defender meu time?

Se houver dúvida na mente de um atleta, isso pode decidir uma partida. Se o esporte exige alto domínio mental, o atleta deve fazer o que puder para aumentar a atenção, o foco e sua inteligência emocional.

 

Existem vários fatores a serem considerados quando se trata de controle emocional de um atleta, como mudar a atenção conforme necessário e como intensificar o foco. O foco de um atleta durante o jogo pode ser igualmente tão importante quanto onde estava o foco antes do jogo.

Isto vale também para técnicos e gestores. Pense no que você permite que os atletas façam antes do início dos treinos e competições. Dependendo do caso, o atleta pode perder a oportunidade principal de obter o foco necessário para se manter atualizado cognitivamente.

 

Então, como os atletas podem obter maior foco no que interessa? Eles devem primeiro entender o que prejudica seu estado mental. 

 

Pode ser uma certa jogada, o nível de habilidade de um oponente, os árbitros ou os fãs? Tais fatores são externos, intangíveis no sentido de que o atleta não tem controle. Com muita frequência, os atletas permitem que o que está lá fora atrapalhe o que está lá dentro. 

 

Quando uma correção mental é necessária, o ponto focal deve estar no que está causando o atleta a perder-se. Em algum momento durante a prática ou competição, haverá um "gatilho" ou sugestão que muda o estado do atleta para um estado negativo.

Alguns pontos a serem abordados quando um atleta enfrenta uma perda de foco são:

O atleta perde a concentração ao ganhar ou perder

Isso acontece ao mesmo tempo durante um jogo?

A concentração do atleta é afetada por uma determinada jogada ou adversário?

Os pais ou fãs que estão olhando afetam o atleta?

Qual é a química geral da equipe?

Existem forças externas ou internas que estão distraindo o atleta?

Ao examinar essas e várias outras diferentes situações em que os atletas tendem a perder o foco, o trabalho de Coaching pode desenvolver atividades mentais para fortalecer o nível de atenção  e inteligência emocional dada ao desempenho. 

 

Quando o atleta é submetido ao coaching esportivo, existem três práticas que são usadas para melhorar sua inteligência emocional: estabelecimento de metas, imagens e uso dos assessments.

 

Durante o trabalho de Coaching, é fundamental que o atleta domine o primeiro passo antes de avançar para o próximo. Os resultados podem ser surpreendentes se o atleta se comprometer a adicionar essas etapas a todos os treinos e competições. 

 

Encorajamos os treinadores a percorrer cada sessão de treinamento mental assim como todos os atletas para avaliar o nível de atenção que cada atleta traz para a equipe e para avaliar e melhorar seu estilo de liderança e inteligência emocional. 

 

Caso a equipe já possua um profissional de Psicologia ou um Coach, nós fornecemos treinamento para este profissional atender tanto o atleta quanto o treinador para o desenvolvimento de sua equipe.

COACHING INDIVIDUAL

Sessões individuais de Coaching ajudam um atleta ou treinador a melhorar sua mentalidade assim como lidar melhor com aspectos emocionais que possam afetar seu desempenho, saúde ou bem-estar. 

 

Muitos atletas lidam com pressão, seja para ter o melhor desempenho ou lidar com as adversidades fora e dentro do campo. No MENTALFUT®, individualizamos cada sessão para o atleta e treinador. 

 

Trabalhamos com eles para criar uma mentalidade forte que não seja apenas aplicável no esporte, mas também em muitas áreas da vida.

 

O Coaching Individual é composto por sessões semanais ou quinzenais, com duração de 1 hora cada. A quantidade de sessões será definida de acordo com cada situação apresentada (o desafio a ser enfrentado).

 

Durante as sessões de Coaching, também trabalharemos com diversas ferramentas, como as avaliações de perfil comportamental DISC, Fatores de Motivação, Axiologia de Competências no Futebol e Avaliação emocional/social

 
  • Facebook MENTALFUT
  • MENTALFUT Instagram

+55.21.99164-3674

Rua do Russel 807/4ºa – Glória

Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010

Parceria Ledera Assessments

© 2019 por MENTALFUT ®

Portal administrado por MDM Assessoria em Negócios - CNPJ 04.503.806/0001-53